Guia sobre Travertino Romano: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Quais os tipos de travertino?

Você sabia que o Travertino Romano pode ser encontrado no Anfiteatro Júlio César? Bom, talvez, você conheça esse local pelo nome mais popular: Coliseu. 

Sim, isso mesmo, o travertino é a pedra que revestia essa que é uma das 7 maravilhas do mundo antigo. Interessante, não é? 

Essa é uma curiosidade para te contar que, de fato, o travertino é uma pedra natural, muito resistente, com um aspecto mais bruto, a qual muita gente confunde com o mármore. 

Mas, apesar disso, o travertino é um tipo de minério único, e o usado em Roma é específico daquela região geográfica do planeta.

Neste conteúdo, nós vamos te explicar tudo sobre esse tipo de revestimento que tem, cada vez mais, ganhado o coração de arquitetos e decoradores pela qualidade e visual incrível, além de altíssima resistência e durabilidade. 

Tópicos a serem abordados: 

  • O que é, especificamente, o Travertino Romano;
  • Quais são os tipos de travertino que dá para encontrar no mercado;
  • Quais são os preços, em média, do travertino;
  • Modelos de Travertino Romano disponíveis na Turimex;
  • Acabamentos de pisos de travertino;
  • Onde e como usar o travertino;
  • Por que a Turimex é referência em Travertino Romano. 

O que é Travertino Romano?

Apesar de algumas semelhanças visuais com o mármore, o Travertino Romano é um tipo de calcário específico da região dos países do mediterrâneo, especialmente na Turquia. 

Tem uma cor natural em tom de bege e possui uma textura mais porosa que o mármore, justamente por sua formação nas regiões costeiras.

As pedreiras mais famosas do mundo se encontram na Itália e seu uso na arquitetura local é o que fez com que esse minério se tornasse reconhecido e, até mesmo, presente no Coliseu e em várias construções do Vaticano.

Principais características do Travertino Romano

Na formação do Travertino Romano, há alguns minérios na composição e os principais são a calcita, aragonita e limonita.

É uma rocha natural, portanto, só pode ser obtida por meio da extração, o que não impede que surjam imitações, pois já existem várias no mercado, atualmente. Então, já é importante entender como diferenciar as originais das imitações… 

As originais são aquelas que vêm da cidade de Tivoli, na Itália, assim como da Turquia, podendo também haver exemplares no México e no Peru.

Contudo, os mercados mais fortes na comercialização deste revestimento ainda são a Itália e a Turquia.

Além disso, a forma de identificar as características de um travertino romano consiste em observar a porosidade da superfície, que é o que indica que vem de uma região costeira.

São esses poros que trazem para as peças os principais atributos que é a sua resistência, durabilidade e permeabilidade.

Por isso, a aplicação desse material é bem mais flexível, cabendo em vários tipos de ambientes internos e externos.

Também é importante ressaltar que, pelo fato da rocha ser porosa naturalmente, na hora de implementá-la na obra, é fundamental que seja feito o processo de impermeabilização para aumentar a durabilidade.

Porém, pesquise as opções de impermeabilizar que não comprometam o aspecto rústico que os poros trazem para o travertino.

Travertino Rockface 

Qual a diferença entre mármore e travertino?

O mármore é uma rocha composta de calcário e dolomita, exposta a altas temperaturas e pressões, sendo mais abundante próximo a regiões de atividade vulcânica. 

É um material mais rígido, que pode aparecer em várias cores com inúmeros tipos de acabamento.

Já o Travertino Romano, como já citamos, é um minério que se forma em baixa pressão, perto de regiões com água, que conferem aquele aspecto poroso (o charme das peças, como citamos).

O que causa muita confusão, pelo menos, aqui no Brasil, é o fato de existir um produto brasileiro que é chamado de Travertino Nacional, só que, na prática, esse material é um tipo de mármore chamado Bege Bahia.

Apesar desse nome, o Travertino Bege Bahia é um tipo de mármore com uma coloração semelhante à do romano, portanto, acaba sendo um produto similar, porém, de menor qualidade.

Quais os tipos de travertino?

Deixando a versão nacional de lado e focando, especialmente, nos italianos, temos os seguintes tipos de travertinos:

  • Romano (Clássico);
  • Navona;
  • Turco;
  • Toscano;
  • Itamarati;
  • Tivoli;
  • Gold.

Preço de Travertino Romano

O valor final depende muito dos tons do material e, também, das fissuras que há na peça. 

Muitas vezes, trata-se de produtos importados diretamente da Itália, o que eleva o preço. Na média, você pode encontrar o metro quadrado do material entre R$ 200 e R$ 900.

Os mais em conta que você verá são os Bege Bahia, mas, como já mencionamos, eles não possuem a mesma qualidade de um travertino de origem italiana ou turca.

Modelos de piso Travertino Romano da Turimex

Na Turimex, trabalhamos com vários modelos de Travertino Romano, ideais para todos os tipos de obras.

Vale destacar que trazemos nossos produtos diretamente das jazidas naturais da Turquia, portanto, são materiais provenientes de uma pedra 100% natural e de altíssima qualidade.

São travertinos ideais para quem busca revestimentos sofisticados que vão trazer muita elegância para os mais variados ambientes.

A seguir, alguns tipos de Travertinos Romanos que temos na nossa linha:

Tijolinho

Começando pela linha dos Tijolinhos Anticato, que são produzidos diretamente na Turquia e possuem um tom de bege claro superelegante.

É uma rocha natural de muita resistência e durabilidade, mas que também tem um aspecto rústico incrível para qualquer ambiente.

O uso ideal do Travertino Tijolinho é para as paredes, tanto de áreas internas quanto de áreas externas, pois o material tem um acabamento suave que realça as texturas da rocha e deixa o ambiente aconchegante.

Ou seja, é a união da elegância sofisticada com o aspecto rústico de uma pedra natural.

Tijolinho anticato

Pedra Rockface

O tipo de Travertino Romano Pedra Rockface é um modelo incrível para montar um design interior e exterior com características únicas.

O tom natural de bege claro da rocha faz desse revestimento uma opção interessante tanto para paredes de ambientes internos (como sala de estar e quartos) quanto para áreas de churrasqueira ou jardim, por exemplo.

Também é um material bastante resistente, com acabamento elegante, e uma textura distinta que agrega valor ao seu imóvel.

Outra característica marcante da Pedra Rockface é que seu comprimento pode variar de 20 cm até 60 cm, com altura fixa de 10 cm, o que permite composições criativas e únicas.

Os modelos disponíveis em nossa linha de pedra rockface são travertino light, travertino cairo, travertino matrix e travertino silver e travertino limestone.

Travertino Rockface

French Pattern

O French Pattern é um padrão assimétrico na disposição do revestimento que dá um ar bastante arrojado para os ambientes.

Sendo uma pedra natural com características antiderrapantes e antitérmicas. É o tipo de revestimento ideal para aplicar no piso de áreas externas, como piscinas e saunas, mas, também, em paredes da área de churrasqueira.

Além da disposição distinta do French Pattern, temos, também, a textura da pedra que por si só cria um visual que será sempre único em cada aplicação.

As medidas também são variadas, sendo o tipo de material que vai se adaptar bem a todo tipo de projeto.

French Pattern

Aquamarine

As outras pedras citadas podem combinar muito bem com os ambientes externos da residência. Mas, especificamente para a área da piscina, a Aquamarine é a escolha certa.

O tom de azul da pedra é bastante suave e elegante e, ainda, pode variar dependendo de como a iluminação incide sobre o material.

As medidas dessa pedra aqui na Turimex são de 10 cm por 10 cm e, por conta da textura irregular de cada peça, as composições ficam únicas em cada aplicação.

Seu uso em áreas submersas funciona muito bem, inclusive à noite, desde que acompanhado de uma iluminação bem planejada.

Aquamarine

Azul pacífico

Ainda na linha de revestimentos para piscina, uma outra opção incrível é o Travertino Azul Pacífico.

Esse nome não é à toa, pois a tonalidade de azul desta pedra é justamente para simular o azulado belíssimo do Oceano Pacífico (proporcionando uma estética semelhante a de uma piscina natural).

Portanto, com esse revestimento na sua piscina, sua área externa vai ficar com um visual incrível para os momentos de lazer com amigos e família.

Azul Pacífico

Crema Premium

O Crema Premium é uma pedra natural também oriunda da nossa produção própria na Turquia. 

Além disso, possui um tom de bege claro que deixa qualquer ambiente refinado e elegante.

Sua resistência é bem maior se comparado ao Crema Marfil da Espanha e tem uma coloração bastante clara, com poucos vincos de textura, o que deixa os ambientes em que está aplicado com aspecto mais limpo.

É de longe um dos mármores mais bonitos, sendo o sonho de consumo de arquitetos para inserir em seus projetos.

Funciona muito bem em pisos e paredes, e é ideal para ambientes internos como cozinhas, banheiros e salas, mas, também, tem resistência o bastante para ser colocado em áreas de grande circulação de pessoas.

Crema Premium

E o Travertino Branco?

Nesse caso, estamos falando de rocha sedimentar química (formada por meio da precipitação de carbonato de cálcio na foz de uma fonte termal ou em uma caverna de calcário das águas subterrâneas ou superficiais). 

Em reformas ou construções, esse tipo de rocha pode ser usado em revestimentos (espaços internos e externos). 

Observação: o Travertino Branco é correspondente ao Rockface Travertino Light

Onde o Travertino Branco pode ser usado especificamente?

  • Banheiros

Todos os ambientes, sejam de casas ou apartamentos, podem ter sofisticação, incluindo o banheiro. 

A pedra travertino pode ser usada, por exemplo, em pias, espaço do box e vasos sanitários. Além disso, também dá para usar esse revestimento nos próprios pisos e paredes dos banheiros. 

  • Cozinhas

Sim, também dá para usar o Travertino Branco como acabamento de sua cozinha. Mais especificamente, a pedra pode ser usada em balcões, backsplashes, paredes e pisos. 

Uma observação: para quem não sabe, backsplash é o espaço entre a bancada e os armários superiores da cozinha. 

  • Salas

Nas salas, a pedra travertino clara pode ser usada de forma mais comum, por exemplo, nos próprios pisos e paredes. 

Outras formas de aproveitar essa rocha linda e resistente é usá-la para revestir a lareira (que dá ainda mais conforto para o ambiente). Mais uma opção de aplicação do travertino é para degraus e escadas. 

  • Ambientes externos 

Como dissemos, o Travertino Branco também pode ser aproveitado em espaços externos. Por exemplo, se você pretende ter uma lareira externa, dá para fazer um revestimento de travertino nela. 

Escadas externas, degraus da piscina, calçadas, passarelas, pátios, áreas da piscina e paredes também podem ter a sofisticação do travertino de cor branca. 

Aliás, vale destacar que, na área da piscina, o Travertino Branco e os decks se complementam perfeitamente. É um estilo bonito, sofisticado e sempre em alta. Pode apostar!

Quais as características do Travertino Branco?

Para não restar dúvidas, mesmo, de que o travertino de cor branca é a melhor opção, vamos ver mais características dele. Acompanhe!

  • Versátil

A pedra travertino é totalmente versátil, isso significa que ela pode ser usada de diferentes formas e em variados ambientes (como já dissemos). 

Isso pode facilitar muito na hora de definir e criar os acabamentos de casa, apartamento ou empresa.

  • Elegante

Por ser uma rocha natural, o travertino claro tem um aspecto elegante e muito sofisticado. Além disso, o acabamento levemente levigado realça a superfície e texturas marcantes desta rocha.

Tudo isso faz com que a arquitetura moderna aproveite muito desse material para os mais variados projetos. 

Então, já fica mais uma sugestão: se você é arquiteto, aproveite o Travertino Branco para surpreender seus clientes! 

  • Clássico

O travertino de cor branca também é clássico. Tanto que esse material já foi usado em edificações e monumentos históricos, dentre eles, o Coliseu Romano, as Pirâmides do Egito e, ainda, a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Os romanos também usavam muito o travertino para a construção de templos, anfiteatros e, até mesmo, de monumentos. 

  • Fácil de limpar 

Além de tudo o que já contamos, o Travertino Branco é fácil de limpar. Não é necessário usar produtos químicos. 

A rocha pode ser limpa, somente, com buchas ou escovas e detergente alcalino ou neutro. Se for o caso, também é possível usar jatos de água. 

Observação: a frequência necessária de limpezas varia conforme o ambiente onde o travertino é usado. 

Em áreas externas, por exemplo, a necessidade de limpeza pode ser maior. Ou seja, é provável que você precise limpar essa área mais vezes do que os espaços internos. 

Pisos Recortados em Travertino Romano

Por fim, nossos Pisos e Recortados em Travertino Romano são ótimos para serem aplicados em vários tipos de obras e em praticamente qualquer ambiente.

Tem vários tipos de acabamentos, desde o natural ao mais polido, para que sua aplicação funcione bem em pisos externos e, também, em paredes de ambientes internos.

A textura antiderrapante permite até que seja aplicado em volta da piscina, trazendo segurança para os banhistas e com a durabilidade suficiente para aguentar as visitas que vêm se refrescar na sua piscina.

Pisos e Recortados

Onde usar o Travertino?

Esse tipo de pedra é bastante versátil e a sua aplicação vai depender, principalmente, da sua criatividade, e neste caso, vale ter a assessoria de um arquiteto ou designer de interiores.

Os Travertinos Romanos que não passam por nenhum tipo de polimento possuem um visual mais rústico, o que combina muito com áreas externas.

Vemos exemplos de seu uso em pisos da área da piscina, paredes de jardim de inverno, áreas de churrasqueira, etc.

Outra dica muito interessante, para aplicar o Travertino Romano na sua obra, é pensar neles como uma versão mais elegante e impactante dos clássicos tijolinhos à vista.

Vale ressaltar que o Travertino Romano não está entre as opções adequadas de pedras para piscina utilizadas na área interna. Nesse caso, você deve considerar outras opções, que também disponibilizamos aqui na Turimex!

Por que escolher a Turimex

O grande trunfo de um Travertino está na sua qualidade, para além do seu visual, já que são aplicações que aparecem bastante em áreas externas.

É por isso que, ao buscar o material para sua obra, esqueça a versão nacional, pois essa nem deveria receber a nomenclatura de Travertino, pois é apenas um similar que não entrega a mesma qualidade, estrutura nem o mesmo visual incrível.

A Turimex é especializada na comercialização do verdadeiro Travertino Romano com toda a qualidade e visual impactante, pois importamos nossos produtos diretamente da Turquia.

E temos peças a pronta entrega, então, não deixe de acessar nossa página de produtos para ver as opções incríveis para sua obra – inclusive outras pedras para piscina, como a pedra hijau!

Veja mais detalhes do catálogo de produtos da Turimex! 

Agregue muito mais valor à sua ou à obra de seu cliente!

Conclusão

Os Travertinos Romanos são materiais para revestimentos de pisos e paredes muito versáteis e com possibilidades infinitas de decoração residencial e comercial.

Prezar pela qualidade é importantíssimo antes de considerar o uso desse material nos seus projetos de construção e de reforma, por isso, conte com o portfólio de produtos da Turimex!

Trabalhamos com travertinos legítimos, importados e temos várias peças a pronta entrega. Saiba mais sobre os travertinos e coloque essa qualidade no seu projeto!


Continue navegando em nosso Blog e aproveite para conhecer outros materiais incríveis – como, por exemplo, o limestone ou a pedra hijau.

Fale conosco no WhatsApp!